
Colocar pneus de marcas diferentes no carro é uma prática comum, mas não deveria ser assim. Afinal, a escolha dos pneus está associada à segurança e à estabilidade de um veículo.
Embora muitos motoristas consideram que “qualquer pneu serve”, a combinação de marcas diferentes pode diminuir a dirigibilidade do veículo.
Entender como essas variações afetam a estabilidade na condução é um conhecimento útil para quando realizar a próxima troca de pneus. Então, continue lendo e dirija com mais segurança.
Pneus novos: cuidados para garantir segurança e desempenho
Ao escolher pneus novos, o motorista deve considerar o tipo de condução (urbana, rodoviária ou off-road) e escolher pneus adequados para esse uso. Porém, é preciso levar em conta outros critérios, tais como:
Verificar o manual do veículo para saber o tamanho recomendado dos pneus;
Escolher pneus que suportem o peso do veículo e da carga habitual;
Informar-se sobre a durabilidade;
• Consultar avaliações de outros motoristas;
• Considerar ainda o próprio estilo de condução e o modelo do veículo;
• Procurar um pneu com boa tração, drenagem de água, conforto e baixo ruído.
A classificação do Inmetro para pneus é um ótimo indicador para consultar no momento de compra. Lembre-se de jamais tomar decisões baseadas unicamente em preço. Prefira marcas confiáveis e uma loja que distribua estes produtos.
Afinal, posso combinar pneus de marcas diferentes no meu carro?
Combinar pneus de marcas diferentes no seu carro não é recomendado. Essa decisão pode afetar a estabilidade do carro, ocasionar o desgaste precoce e comprometer a segurança do veículo.
Outro aspecto importante é que as características dos pneus mudam conforme a fabricante, mesmo que o tamanho recomendado para o carro seja o mesmo.
Para uma melhor compreensão, por exemplo, um pneu 175/70 R13 possui:
• 17,5 cm de largura;
• 70% da medida em altura de bandagem;
• Tipo radial;
• 13 polegadas de diâmetro interno.
É uma questão de segurança que os pneus tenham o mesmo tamanho e desenho da banda de rodagem. O conjunto deve ter compatibilidade em termos de capacidade de carga e classificação de velocidade.
Dois pneus diferentes no mesmo eixo: quais são os riscos?
O balanceamento do veículo sofre instabilidade quando os pneus de fabricantes diferentes se encontram no mesmo eixo. Neste caso, o risco de acidentes aumenta, pois:
• O desgaste dos pneus ocorre de forma desigual;
• Há uma redução no controle do veículo e dirigibilidade em geral.
• O motorista encontra dificuldades durante a frenagem;
• A aderência dos pneus é inconsistente pelos diferentes níveis de tração;
• Os desgastes desiguais também resultam em vibrações no volante.
Cada fabricante usa composições de borracha e formatos diferentes na banda de rodagem, resultando em níveis distintos de tração e aderência.
Por estas razões, a compatibilidade é indispensável para compor o conjunto dos quatro pneus.
Rotatividade de pneus: você conhece a estratégia?
Os pneus dianteiros costumam desgastar mais rápido do que os traseiros devido à frequente mudança de ângulo para direcionar o veículo. Então, a rotatividade de pneus surgiu como uma estratégia para igualar ou equilibrar o nível de desgaste entre eles.
Na teoria, a rotatividade de pneus é a prática de trocar a posição dos pneus dianteiros pelos traseiros regularmente para garantir um desgaste uniforme.
Essa estratégia ajuda a prolongar a vida útil do conjunto de pneus e a manter o desempenho consistente.
Por que considerar os pneus rotativos?
Rotacionar os pneus é importante porque diferentes posições no veículo causam diferentes padrões de desgaste.
Os pneus dianteiros têm um desgaste nas bordas externas maior, por conduzir o carro ao executar curvas. Os pneus traseiros, por sua vez, desgastam mais na parte central.
Ao mudar a posição dos pneus, é possível equilibrar o desgaste, melhorando a dirigibilidade. Isso também ajuda a evitar a necessidade de substituir os pneus em diferentes momentos.
Com que frequência devo fazer o rodízio dos pneus do carro?
A frequência ideal para rotacionar os pneus é a cada 5.000 a 8.000 quilômetros ou a cada seis meses.
Observar o desgaste na banda de rodagem também ajuda a definir uma frequência adequada para o seu veículo.
Quais são os sinais que indicam a substituição dos pneus?
Como já sabemos, o desgaste na banda de rodagem é o principal sinal de que seu carro precisa de pneus novos. Porém, é importante ficar atento a outros indicadores:
• Danos visíveis na lateral ou na superfície do pneu, como bolhas e furos;
• Problemas frequentes de alinhamento, balanceamento e calibragem;
• Vibrações anormais ou barulhos durante a condução;
• Gasto maior de combustível;
• Redução de desempenho geral;
• A calibragem dos pneus não acontece como deveria;
• Dificuldade para controlar o veículo.
Além disso, pneus com mais de 5 anos devem ser trocados. A borracha envelhece e perde eficácia com o tempo, mesmo que o desgaste não seja visualmente evidente.
Ao notar qualquer um desses sinais, é hora de procurar uma loja de pneus especializada.
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