
Já imaginou ser multado por dirigir com pneu careca? Além de colocar sua segurança em risco, rodar com pneus desgastados pode, sim, gerar uma infração, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Conforme o CTB, pneus carecas se enquadram no Inciso 9º do Artigo 230 da sua legislação: “conduzir o veículo sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente, em más condições ou inoperante, de modo a comprometer a segurança no trânsito”.
No entanto, os perigos não param aí: pneus carecas aumentam o risco de aquaplanagem, perda de controle do veículo e acidentes graves, além de gastarem mais gasolina.
Sendo assim, trocar os pneus deve ser um cuidado primário de todo o motorista. Neste artigo, você vai descobrir como saber se está na hora de fazer essa troca, as recomendações do DETRAN e muito mais. Acompanhe!
Afinal, dirigir com o pneu careca traz penalidades?
Sim, e são sérias! Segundo o Artigo 230 do CTB, dirigir com pneus em más condições (incluindo carecas) é uma infração grave, com multa de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH.
O critério legal é claro: a profundidade dos sulcos deve ser de, no mínimo, 1,6 mm em toda a banda de rodagem. Essa, por sua vez, é uma diretriz do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).
Se o desgaste atingir os indicadores de TWI (marcas triangulares nos sulcos), já é motivo para multa.
A regra vale até mesmo se apenas um pneu estiver careca. Além disso, o estepe também deve estar em perfeitas condições. Não importa se os outros pneus estão novos – o veículo pode ser retido até a troca, e o motorista será multado.
Quais são as recomendações do DETRAN?
O DETRAN reforça que a prevenção é a melhor estratégia. Além de seguir a lei, eles orientam:
• Fazer inspeções mensais para análise do desgaste da banda de rodagem;
• Não ignorar vibrações ou barulhos;
• Sempre prestar atenção à calibragem dos pneus;
• Evitar sobrecarga, pois o peso excessivo acelera o desgaste dos pneus traseiros;
• Conferir o estado de conservação e desempenho dos pneus.
Lembre-se que o desgaste irregular dos pneus pode causar problemas de alinhamento, balanceamento ou suspensão.
Por esses motivos, revisões veiculares são recomendadas a cada 10.000 quilômetros rodados, a cada 6 meses ou quando o veículo apresenta instabilidade mecânica.
Pontos na CNH: mais um risco dos pneus carecas
Além da multa, os 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) podem ser um problema silencioso. Se você já acumula outras infrações (excesso de velocidade e estacionamento irregular, por exemplo), esses pontos somam-se
rapidamente.
Atingir 20 pontos em 12 meses resulta em suspensão do direito de dirigir por 6 meses ou mais.
Além disso, seguradoras podem aumentar seu prêmio ou até recusar cobertura se identificar histórico de infrações por falta de manutenção.
É possível recorrer à multa por pneus desgastados?
Sim, mas é preciso agir rápido e ter provas concretas de que a multa foi indevida. Confira o passo a passo abaixo.
Verifique a autuação
A foto da fiscalização deve mostrar claramente o desgaste irregular. Se não houver imagem ou o pneu estiver dentro do limite de 1,6 mm, o motorista multado tem base para contestar.
Reúna documentos e um laudo técnico
O condutor deve organizar um laudo técnico, com a ajuda de um mecânico de confiança, explicando porque a multa é indevida.
Entregue a defesa à JARI
Faça o recurso entre 15 a 30 dias úteis após o recebimento da multa. O pedido de revisão da infração, com os devidos documentos pessoais e laudos, deve ser entregue à Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI).
Como identificar um pneu careca: saiba identificar os sinais de desgaste
É possível fazer o teste da moeda de R$1: se a borda dourada ficar totalmente visível ao encostar na banda de rodagem, o pneu está careca.
Além disso, verifique os TWI (Indicadores de Desgaste). Sulcos nivelados com as marcas triangulares laterais indicam uma troca urgente.
Ainda, observe fissuras ou bolhas. Rachaduras na borracha ou deformações indicam risco de estouro. Por fim, áreas "lisas" ou mais gastas em um lado revelam problemas de alinhamento.
Riscos de dirigir com pneu careca: muito além de prejuízos financeiros
Os pneus carecas são um risco para a segurança, indo muito além de prejuízos financeiros. Abaixo, conheça alguns perigos:
• Aquaplanagem, pois, sem sulcos, a água não é drenada, causando derrapagens;
• Frenagem mais lenta;
• Falta de aderência à pista, causando movimentos imprevisíveis;
• Calor excessivo pode causar estouros súbitos em alta velocidade;
• Perda de cobertura do seguro se o acidente for atribuído ao desgaste;
• Multas e retenção do veículo;
• Deterioração de partes mecânicas do veículo;
• Menor estabilidade ao dirigir;•
• Dificuldade para manobrar o veículo em curvas.
Por isso, trocar pneus desgastados é um cuidado essencial para um trânsito seguro. Faça a sua parte.
Troca de pneus: qual é a sua vida útil?
De acordo com a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), os pneus não têm data de validade. Porém, a qualidade e a garantia de desempenho de um pneu dura de 5 a 6 anos após a data de fabricação.
Para quem dirige diariamente, a troca deve ocorrer entre 40 mil a 60 mil km, mas fatores como terrenos irregulares, falta calibragem e de alinhamento e sobrecarga reduzem esse prazo.
Não espere chegar aos 1,6 mm de sulco – troque quando o desgaste já não permite dirigir com segurança máxima.
Troque seus pneus na Isauto Center e evite multas!
Rodar com pneus carecas não só compromete a sua segurança e a de outros motoristas, mas também pode resultar em multas e pontos na carteira.
Na Isauto Center, oferecemos pneus de alta qualidade das melhores marcas, garantindo aderência à pista, estabilidade e durabilidade para o seu veículo.
Nossa equipe especializada está pronta para ajudar você a escolher o modelo ideal e realizar a troca com eficiência.
Não deixe para depois: evite multas e dirija com tranquilidade!
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