Quais são as 10 melhores estradas do Brasil? Descubra aqui!

Confira o ranking das melhores estradas do Brasil em 2024 e entenda os principais problemas nas rodovias nacionais, segundo a CNT.

Publicado: 29 de maio de 2025

Rodovia Raposo Tavares (SP-270), eleita a melhor do Brasil pela CNT.

Quando o assunto é infraestrutura rodoviária, qualidade é inegociável, seja para o transporte de cargas, segurança dos passageiros ou conforto em viagens.

A Pesquisa CNT de Rodovias 2024, da Confederação Nacional do Transporte, avaliou mais de 110 mil quilômetros de estradas em todo o Brasil e revelou quais são os trechos de maior qualidade no país.

Confira o ranking abaixo.

Como funciona a Pesquisa CNT de Rodovias?

Realizada anualmente pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), essa pesquisa avalia as condições das principais rodovias federais e estaduais pavimentadas do Brasil.

Em 2024, os critérios utilizados para compor o ranking foram:

  • Estado geral da rodovia (pavimento, sinalização e geometria da via);

  • Qualidade do pavimento (presença de buracos, ondulações, trincas e aderência);

  • Sinalização (visibilidade, placas e faixas);

  • Geometria da via (largura, curvas perigosas e acostamentos);

  • Localização e tipo de gestão (privada ou pública).

O objetivo é fornecer um panorama que ajude no planejamento logístico e na definição de políticas públicas para o setor rodoviário.

Melhores rodovias do Brasil em 2024: confira o top 10

Segundo a Pesquisa CNT de Rodovias 2024, entre os mais de 110 mil quilômetros avaliados:

  • • 7,5% foram classificados como ótimos;

  • • 25,5% como bons;

  • • 40,4% como regulares;

  • • 20,8% como ruins;

  • • 5,8% como péssimos.

Abaixo, conheça os melhores trechos rodoviários do país, sendo 9 deles localizados somente no estado de São Paulo.

1. SP-270 – Raposo Tavares

De São Paulo a Presidente Epitácio e com extensão de cerca de 600 km, é uma das principais vias do oeste paulista, bem conservada e estratégica para o escoamento agrícola.

2. SP-099 – Rodovia dos Tamoios

De São José dos Campos a Caraguatatuba (SP) e com extensão de aproximadamente 85 km, é uma via duplicada e com a presença de vários túneis. Além disso, liga o Vale do Paraíba ao litoral norte.

3. SP-225 – Rodovia Eng. Paulo Nilo Romano / Rodovia João Baptista Cabral Rennó

De Itirapina a Santa Cruz do Rio Pardo (SP) e com extensão de cerca de 300 km, é um importante eixo logístico, com boa sinalização e pavimento em excelente estado. Além disso, é uma rodovia transversal, isto é, cruza o país na direção leste-oeste.

4. SP-021 / SP-348 – Rodoanel Mário Covas + Rodovia dos Bandeirantes

De Cordeirópolis a São Paulo (SP) e com extensões de SP-021: ~75 km | SP-348: ~160 km, os trechos viabilizam o tráfego metropolitano e intermunicipal em São Paulo, com manutenção constante.

Além de sua importância para o transporte rodoviário, o trecho é importante para o setor turístico, pois, em suas margens, estão os dois maiores parques temáticos do Brasil, o Hopi Hari e o Wet’n Wild.

5. RJ-124 – Via Lagos

De Rio Bonito a São Pedro da Aldeia (RJ) e com extensão de cerca de 57 km, é uma rota de acesso à Região dos Lagos, com pista duplicada, pedágio eletrônico e excelente conservação.

6. SP-463 – Rodovia Elyeser Montenegro Magalhães

De Araçatuba a Jales (SP) e com extensão aproximada de 200 km, a estrada é importante para o transporte agrícola no noroeste paulista, com pavimento renovado. É a segunda rodovia transversal do ranking.

7. SP-300 – Rodovia Marechal Rondon

De Castilho a Itu (SP) e com extensão de cerca de 550 km, é uma das maiores do estado, com sinalização eficiente e excelente pavimento e cobrança de pedágio.

Atualmente, é administrada por três concessionárias: Rodovias das Colinas, Rodovias do Tietê e Via Rondon.

8. SP-070 – Rodovia Carvalho Pinto

De Taubaté a Guararema (SP) e com extensão de cerca de 85 km, é uma via duplicada, com controle eletrônico e fluidez no tráfego entre o Vale do Paraíba e a capital. A via possui duas praças de pedágio, com cobrança bidirecional em ambas.

9. SP-070 – Rodovia Ayrton Senna (continuação do trecho anterior)

Conecta Guararema a São Paulo (SP) e com extensão de 50 km aproximados. É um dos acessos mais modernos à cidade de São Paulo, com ótima manutenção.

10. SP-065 – Rodovia Dom Pedro I

De Campinas a Jacareí (SP) e com extensão de cerca de 145 km. É considerada modelo em gestão privada, viabilizando o fluxo rodoviário para o eixo Campinas – Vale do Paraíba.

Quais são os principais problemas nas rodovias nacionais?

Segundo a Pesquisa CNT de Rodovias 2024, os principais problemas das estradas brasileiras estão relacionados ao pavimento, à sinalização e à geometria das vias.

O pavimento é uma das maiores preocupações: buracos, trincas e ondulações comprometem a segurança e aumentam o

custo de manutenção dos veículos, além de elevar o consumo de combustível.

A sinalização também apresenta falhas graves. Em muitos trechos, faltam placas, as faixas de orientação estão apagadas e a visibilidade é deficiente, o que dificulta a navegação e aumenta o risco de acidentes, especialmente em períodos noturnos ou sob chuva.

As estradas não perdoam. E o seu pneu está pronto pra isso?

Em um país onde a malha viária ainda apresenta falhas graves, escolher componentes de qualidade para o seu veículo não é um luxo — é uma necessidade.

Pneus são o único ponto de contato entre o carro e o asfalto, e quando a malha rodoviária está longe do ideal, a escolha certa pode ser a diferença entre uma viagem tranquila e uma dor de cabeça.

É por isso que a Isauto Center se tornou referência para motoristas que não abrem mão de segurança, durabilidade e desempenho.

Se as estradas brasileiras não colaboram, que pelo menos os seus pneus estejam prontos para o desafio, com a qualidade que só a Isauto entrega.

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