
Quando o assunto é infraestrutura rodoviária, qualidade é inegociável, seja para o transporte de cargas, segurança dos passageiros ou conforto em viagens.
A Pesquisa CNT de Rodovias 2024, da Confederação Nacional do Transporte, avaliou mais de 110 mil quilômetros de estradas em todo o Brasil e revelou quais são os trechos de maior qualidade no país.
Confira o ranking abaixo.
Como funciona a Pesquisa CNT de Rodovias?
Realizada anualmente pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), essa pesquisa avalia as condições das principais rodovias federais e estaduais pavimentadas do Brasil.
Em 2024, os critérios utilizados para compor o ranking foram:
• Estado geral da rodovia (pavimento, sinalização e geometria da via);
• Qualidade do pavimento (presença de buracos, ondulações, trincas e aderência);
• Sinalização (visibilidade, placas e faixas);
• Geometria da via (largura, curvas perigosas e acostamentos);
• Localização e tipo de gestão (privada ou pública).
O objetivo é fornecer um panorama que ajude no planejamento logístico e na definição de políticas públicas para o setor rodoviário.
Melhores rodovias do Brasil em 2024: confira o top 10
Segundo a Pesquisa CNT de Rodovias 2024, entre os mais de 110 mil quilômetros avaliados:
• 7,5% foram classificados como ótimos;
• 25,5% como bons;
• 40,4% como regulares;
• 20,8% como ruins;
• 5,8% como péssimos.
Abaixo, conheça os melhores trechos rodoviários do país, sendo 9 deles localizados somente no estado de São Paulo.
1. SP-270 – Raposo Tavares
De São Paulo a Presidente Epitácio e com extensão de cerca de 600 km, é uma das principais vias do oeste paulista, bem conservada e estratégica para o escoamento agrícola.
2. SP-099 – Rodovia dos Tamoios
De São José dos Campos a Caraguatatuba (SP) e com extensão de aproximadamente 85 km, é uma via duplicada e com a presença de vários túneis. Além disso, liga o Vale do Paraíba ao litoral norte.
3. SP-225 – Rodovia Eng. Paulo Nilo Romano / Rodovia João Baptista Cabral Rennó
De Itirapina a Santa Cruz do Rio Pardo (SP) e com extensão de cerca de 300 km, é um importante eixo logístico, com boa sinalização e pavimento em excelente estado. Além disso, é uma rodovia transversal, isto é, cruza o país na direção leste-oeste.
4. SP-021 / SP-348 – Rodoanel Mário Covas + Rodovia dos Bandeirantes
De Cordeirópolis a São Paulo (SP) e com extensões de SP-021: ~75 km | SP-348: ~160 km, os trechos viabilizam o tráfego metropolitano e intermunicipal em São Paulo, com manutenção constante.
Além de sua importância para o transporte rodoviário, o trecho é importante para o setor turístico, pois, em suas margens, estão os dois maiores parques temáticos do Brasil, o Hopi Hari e o Wet’n Wild.
5. RJ-124 – Via Lagos
De Rio Bonito a São Pedro da Aldeia (RJ) e com extensão de cerca de 57 km, é uma rota de acesso à Região dos Lagos, com pista duplicada, pedágio eletrônico e excelente conservação.
6. SP-463 – Rodovia Elyeser Montenegro Magalhães
De Araçatuba a Jales (SP) e com extensão aproximada de 200 km, a estrada é importante para o transporte agrícola no noroeste paulista, com pavimento renovado. É a segunda rodovia transversal do ranking.
7. SP-300 – Rodovia Marechal Rondon
De Castilho a Itu (SP) e com extensão de cerca de 550 km, é uma das maiores do estado, com sinalização eficiente e excelente pavimento e cobrança de pedágio.
Atualmente, é administrada por três concessionárias: Rodovias das Colinas, Rodovias do Tietê e Via Rondon.
8. SP-070 – Rodovia Carvalho Pinto
De Taubaté a Guararema (SP) e com extensão de cerca de 85 km, é uma via duplicada, com controle eletrônico e fluidez no tráfego entre o Vale do Paraíba e a capital. A via possui duas praças de pedágio, com cobrança bidirecional em ambas.
9. SP-070 – Rodovia Ayrton Senna (continuação do trecho anterior)
Conecta Guararema a São Paulo (SP) e com extensão de 50 km aproximados. É um dos acessos mais modernos à cidade de São Paulo, com ótima manutenção.
10. SP-065 – Rodovia Dom Pedro I
De Campinas a Jacareí (SP) e com extensão de cerca de 145 km. É considerada modelo em gestão privada, viabilizando o fluxo rodoviário para o eixo Campinas – Vale do Paraíba.
Quais são os principais problemas nas rodovias nacionais?
Segundo a Pesquisa CNT de Rodovias 2024, os principais problemas das estradas brasileiras estão relacionados ao pavimento, à sinalização e à geometria das vias.
O pavimento é uma das maiores preocupações: buracos, trincas e ondulações comprometem a segurança e aumentam o
custo de manutenção dos veículos, além de elevar o consumo de combustível.
A sinalização também apresenta falhas graves. Em muitos trechos, faltam placas, as faixas de orientação estão apagadas e a visibilidade é deficiente, o que dificulta a navegação e aumenta o risco de acidentes, especialmente em períodos noturnos ou sob chuva.
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