Pneu careca: quais são os perigos para a sua segurança

Publicado: 09 de fevereiro de 2023

pneuscarecas

Dirigir com pneu careca reflete diretamente na sua segurança na estrada. Eles são mais suscetíveis a furos e também perdem aderência em caso de pista molhada.

À medida que a quilometragem de uso aumenta, é natural que ele perca a ligação de contato entre a borracha e o asfalto. Quando há muito desgaste, você terá um pneu careca.

Viajar com pneus em mau estado de conservação pode provocar acidentes graves. Isso porque é a banda de rodagem que fornece a tração necessária para uma condução segura e suave.

Em média, um pneu original de veículos de passeio tem vida útil de 40 mil a 60 mil quilômetros. Porém, um pneu de qualidade inferior, deve ser subtituido ante disso.

Neste artigo, vamos explicar como identificar um pneu careca e os perigos de utilizá-lo, a fim de que você evite se colocar em uma situação de risco.

Saiba como identificar um pneu careca

Pneus muito lisos, que não tenham os sulcos aparentes na banda de rodagem, representam um perigo, mesmo que ainda existam vestígios em alguns pontos da borracha.

Isso ocorre devido ao atrito contínuo com o solo, que faz com que as linhas dos pneus percam a profundidade.

Em tempo: sulcos dos pneus são canais localizados em toda a extensão da borracha e sua função principal é escoar a água para evitar aquaplanagem. Ou seja, são os desenhos que constam em cada pneu.

Você deve realizar uma inspeção visual geral de seus pneus periodicamente, especialmente se sentir ou ouvir algo incomum vindo deles durante a condução.

Procure por rachaduras ou cortes nos sulcos. Verifique também se há protuberâncias incomuns na banda de rodagem ou nas paredes laterais: elas podem ser um sinal de dano interno.

O tempo de desgaste de um pneu depende de alguns fatores.

Entre eles, está a calibragem adequada, o alinhamento e até mesmo a forma de conduzir o veículo.

Se você tem dúvidas se já está na hora de trocar os seus pneus, nós da Isauto Center podemos te ajudar. Agende uma revisão preventiva e pegue a estrada com segurança.

Clique aqui e conheça 3 dicas para viajar com os pneus em dia

Perigos de dirigir com pneu careca

1 - Instabilidade na condução

Um pneu careca perde gradativamente a capacidade de aderência ao solo, pois fica mais escorregadio. Você vai notar que, ao frear, o carro pode demorar mais tempo para responder ao comando.

Se você estiver em alta velocidade ou for uma situação inesperada, esse atraso pode resultar em um acidente ou outra situação que você certamente não quer que aconteça. É importante sempre respeitar os limites de velocidade para garantir uma resposta mais rápida dos freios.

Quer saber como dirigir com segurança? Clique aqui e leia nosso conteúdo especial.

2 - Aquaplanagem

Quando está chovendo ou a pista está úmida, mesmo em baixa velocidade, o pneu careca pode não responder ao seu comando de freio ou mudança de direção.

Uma das principais funções das bandas de rodagem é dispersar a quantidade excessiva de água que entra em contato com o pneu. Ou seja, sem os sulcos, o pneu simplesmente flutua e você perde o controle do veículo.

3 - Multa

De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), circular com os pneus carecas ou em mau estado de conservação configura uma infração grave.

A multa de pneu careca acarreta no acréscimo de cinco pontos na carteira de motorista, um custo de R$ 195,23 (valor aplicado em 2022) e retenção do veículo.

4 - Propensão a furos e estouros

Pneus carecas são mais facilmente perfurados devido à falta de sulcos na banda de rodagem. Além da possibilidade de um pneu furado, uma pequena perfuração pode causar um estouro e até mesmo a perda de controle do veículo.

5 - Compromete o desempenho do veículo

Por último, mas não menos importante, os pneus carecas acabam comprometendo o conforto e a agilidade na direção.

Além da segurança, você perde o equilíbrio e a velocidade nos comandos de mudança de direção e frenagem.

Dirigir com pneus carecas pode resultar em danos ao veículo por falha do pneu ou perda de controle do veículo, e é provável que venha com uma conta de reparo indesejada.

É hora de revisar seus pneus

Evite gastos e riscos desnecessários substituindo pneus carecas imediatamente.

Agende sua revisão agora mesmo. A equipe da Isauto Center conta com as melhores marcas de pneus para te ajudar a dirigir com segurança.

As melhores opções de Pneus em Caxias do Sul e de Rodas em Caxias do Sul você encontra na Isauto Center.

Peça seu Orçamento.

Mais notícias

Você sabe escolher o pneu ideal para o SUV?

Continuar lendo +

Voltou de viagem? Seu carro merece uma revisão

Garanta uma revisão para o seu carro recém-chegado de viagem. Cuide do seu veículo como ele merece!

Continuar lendo +

Calibragem de pneus do carro: será que você está fazendo isso certo?

Tenha acesso a dicas valiosas para você acertar a calibração de pneus do carro e otimizar o desempenho do seu veículo!

Continuar lendo +

Viagem de carro: saiba o que revisar antes de sair para viajar nas férias

Saiba o que revisar antes de embarcar em uma viagem de carro nas férias. Prepare-se para uma viagem tranquila com a Isauto Center.

Continuar lendo +

Classificação de pneus: entenda o que representa a etiqueta do Inmetro

A classificação de pneus do Inmetro é fundamental para realizar uma compra assertiva. Neste artigo, você vai encontrar tudo o que precisa para tomar a melhor decisão para...

Continuar lendo +

Receba novidades e promoções da Isauto em seu e-mail

Enviando inscrição...

Obrigado pela sua inscrição!

Houve um erro no envio. Tente novamente mais tarde.

Nome
E-mail

Você precisa aceitar a Política de Privacidade

Carro Offroad

Rodas e Pneus em Caxias do Sul - Isauto Center

Rua Ernesto Alves, 1188
Caxias do Sul - RS

(54) 3021.7949
(54) 99909.8569

Isauto Pneus - Rodas e Pneus em Caxias do Sul

Rua Ernesto Alves, 1295
Caxias do Sul - RS

(54) 3223.7599