Da viscosidade à frequência: tudo o que você precisa saber sobre a troca de óleo

O óleo desempenha um papel crucial na lubrificação das peças e engrenagens do veículo

Publicado: 11 de outubro de 2023

OLEO ISAUTO

A troca de óleo é um dos procedimentos essenciais nas manutenções regulares de um veículo. Ignorar essa manutenção pode prejudicar significativamente o desempenho do seu automóvel.

O óleo desempenha um papel crucial na lubrificação das peças e engrenagens do veículo, minimizando o atrito e, consequentemente, estendendo a vida útil de seus componentes.

Portanto, é fundamental que os motoristas estejam atentos à troca de óleo e à forma como ela é realizada pelos mecânicos.

Neste artigo, explicaremos em detalhes como esse processo ocorre e destacaremos os pontos que merecem mais atenção.

Por que a troca de óleo deve ser uma atividade regular?

Garantir a lubrificação adequada dos componentes internos do motor, controlar os níveis de calor e manter as superfícies limpas e livres de impurezas são as funções primordiais da troca de óleo.

Com o passar do tempo, diversas impurezas se acumulam nesses componentes, comprometendo gradualmente o desempenho pleno do veículo. Muitas vezes, os motoristas não percebem que a falta de troca de óleo está afetando o desempenho do carro.

Portanto, seguindo a recomendação da maioria dos fabricantes, o ideal é realizar a troca de óleo a cada 5 mil quilômetros rodados, juntamente com a substituição do filtro de óleo.

Manter essa frequência de manutenção não apenas assegura o bom desempenho do veículo e prolonga sua durabilidade, mas também contribui para economizar combustível e evita surpresas desagradáveis com reparos inesperados.

No entanto, o aspecto mais crucial da troca de óleo regular é a garantia da segurança no trânsito.

Leia mais: 5 dicas para dirigir com segurança

Qual é a importância de checar a viscosidade do óleo?

Você sabia que usar o óleo errado para o seu veículo pode resultar na corrosão dos componentes internos?

Por essa razão, é preciso escolher o óleo com a viscosidade adequada para o carro. No entanto, como é possível diferenciar os diversos tipos de lubrificantes? Vamos explicar:

- O óleo mineral apresenta mais impurezas na sua composição e é mais denso. Para veículos mais antigos, antes dos anos 90, essa opção é adequada;

- Os óleos semissintéticos e sintéticos são menos densos e, por isso, circulam no motor com mais liberdade. É o tipo de lubrificante para modelos mais recentes.

É importante destacar que o uso de óleos sintéticos oferece diversas vantagens para os veículos, incluindo maior resistência do motor, otimização no consumo de combustível, redução significativa na emissão de gases tóxicos e menor risco de oxidação.

Tudo isso resulta na maior durabilidade dos componentes internos e aumento de desempenho.

Uso meu carro apenas na cidade. Devo me preocupar com a troca de óleo?

No trânsito urbano, o motorista está continuamente sujeito a frenagens e acelerações. É importante notar que essa prática é mais desgastante para os veículos do que percorrer longas distâncias nas rodovias.

Dirigir em ambientes urbanos exige mais dos veículos, pois a combinação de condução em baixas velocidades com o motor aquecido pode causar danos progressivos ao motor.

Por isso, a recomendação é de manutenções antecipadas para quem dirige apenas na cidade, sem esquecer da troca de óleo e filtro.

Além disso, seja na zona urbana ou em vias rodoviárias, só é possível verificar a validade do lubrificante por meio da análise especializada em um centro automotivo de confiança.

Assim como nós precisamos de check-ups frequentes, seu carro também precisa ser analisado por profissionais da área.

Leia mais: Cuidados com o carro para aumentar a vida útil

Sete dicas para garantir a eficiência da troca de óleo

Para uma troca de óleo completa, preste atenção nestes pontos:

- O filtro existe para manter o óleo sempre limpo. Quando trocamos o óleo, mas deixamos o filtro, há uma ideia de “falsa economia”, pois as impurezas retidas ali vão parar no óleo recém-trocado. Então, não caia nesta armadilha;

- Não faça misturas de óleos com viscosidades diferentes, pois a composição irá comprometer o desempenho geral do carro. Sempre respeite as recomendações da montadora;

- Fique de olho na vareta de medição de óleo para determinar o momento de reabastecer. Não espere até que o nível de óleo esteja no ponto médio da vareta; você pode solicitar o reabastecimento antecipadamente;

- Use combustível de qualidade no seu carro. A performance de um veículo é um sistema interligado, onde cada parte influencia o todo. Portanto, não basta apenas realizar a troca de óleo; é igualmente crucial utilizar combustível de alta qualidade para obter os melhores resultados;

- Não use aditivos no óleo. A composição de um lubrificante é completa e sua fórmula passou por inúmeros testes antes de chegar ao consumidor. Adicionar algo a mais resulta em desequilíbrio químico e perda na qualidade;

- Antes de viajar, faça uma análise especializada da saúde do veículo. É um cuidado simples, mas que aumenta a segurança no trânsito;

- Muita saída de fumaça no escape é sinal evidente para a troca de óleo. Perda de performance e aumento no consumo de combustível são outros sinais claros de que uma manutenção é necessária.

O recomendado é delegar a troca de óleo do seu veículo a um especialista. Além de produtos de qualidade, você tem a garantia de um serviço bem executado, incluindo o descarte responsável do óleo usado.

A equipe de profissionais da Isauto Center está à sua disposição para manter seu carro em ótimas condições.

Com mais de quatro décadas de experiência, somos uma referência em manutenção e revisão de automóveis em Caxias do Sul, oferecendo balanceamento de rodas, geometria 3D e outros serviços.

Entre em contato conosco e agende um horário para realizar a troca de óleo do seu carro.

Mais notícias

Voltou de viagem? Seu carro merece uma revisão

Garanta uma revisão para o seu carro recém-chegado de viagem. Cuide do seu veículo como ele merece!

Continuar lendo +

Calibragem de pneus do carro: será que você está fazendo isso certo?

Tenha acesso a dicas valiosas para você acertar a calibração de pneus do carro e otimizar o desempenho do seu veículo!

Continuar lendo +

Viagem de carro: saiba o que revisar antes de sair para viajar nas férias

Saiba o que revisar antes de embarcar em uma viagem de carro nas férias. Prepare-se para uma viagem tranquila com a Isauto Center.

Continuar lendo +

Classificação de pneus: entenda o que representa a etiqueta do Inmetro

A classificação de pneus do Inmetro é fundamental para realizar uma compra assertiva. Neste artigo, você vai encontrar tudo o que precisa para tomar a melhor decisão para...

Continuar lendo +

Saiba por que a potência do carro é medida em cavalos?

Continuar lendo +

Receba novidades e promoções da Isauto em seu e-mail

Enviando inscrição...

Obrigado pela sua inscrição!

Houve um erro no envio. Tente novamente mais tarde.

Nome
E-mail

Você precisa aceitar a Política de Privacidade

Carro Offroad

Rodas e Pneus em Caxias do Sul - Isauto Center

Rua Ernesto Alves, 1188
Caxias do Sul - RS

(54) 3021.7949
(54) 99909.8569

Isauto Pneus - Rodas e Pneus em Caxias do Sul

Rua Ernesto Alves, 1295
Caxias do Sul - RS

(54) 3223.7599