Chega de confundir os tipos de freios, entenda de uma vez por todas!

Existem diversos tipos de freios que compõem um veículo. Por sua vez, esses mecanismos são essenciais para o bom funcionamento do carro e, principalmente, para garantir a segurança do motorista e passageiros.

Publicado: 10 de junho de 2021

10 min. de leitura

freio

Existem diversos tipos de freios que compõem um veículo. Por sua vez, esses mecanismos são essenciais para o bom funcionamento do carro e, principalmente, para garantir a segurança do motorista e passageiros.

No entanto, os freios podem se desgastar com o passar do tempo, e você precisa estar atento às condições desses mecanismos, além disso, deve tomar cuidados específicos para preservá-los.

Se você tem dúvidas sobre os tipos de freios e suas funcionalidades, continue sua leitura e entenda tudo sobre o assunto.

Spoiler: No final do artigo, deixaremos algumas dicas e recomendações para você. Confira!

Quais são os tipos de freios e para que servem?

Ao todo, podemos listar 4 tipos de freios que compõem um veículo. São eles: o freio de mão, o ABS, a tambor e a disco.

Cada um desses mecanismos possui características e funcionalidades específicas, contribuindo para a qualidade e bom desempenho do carro.

Entenda mais sobre cada tipo de freio e para que servem:

Freios a tambor

tambor

Tambor

O primeiro item da nossa lista de tipos de freios é o freio a tambor. Esse mecanismo foi inventado em 1902 por Louis Renault, fundador da marca homônima conhecida mundialmente.

Nesse modelo, a pressão é direcionada automaticamente pelo fluido até o cilindro onde estão os pistões hidráulicos (peças que se expandem).

Em seguida, os pistões empurram as sapatas (placas de fricção) contra o tambor.

O freio a tambor é o tipo de freio mais barato e, normalmente, vem acompanhado do sistema de estacionamento. Em contrapartida, a sua manutenção pode ter um custo mais elevado, visto que pode acumular sujeira e água.

Freios a disco

disco_freio

Disco

O freio a disco é um dos tipos de freios existentes mais modernos do mercado.

O seu funcionamento ocorre de forma hidráulica, assim como o freio a tambor, porém, o princípio utilizado é a pinça.

Esse modelo possui pistões hidráulicos que empurram as pastilhas contra um disco de ferro, ou composta por material cerâmico.

Logo, quando o pedal é acionado, a pinça se fecha e pressiona o disco, oferecendo mais precisão no momento de frenagem e impedindo o superaquecimento do sistema.

Freios ABS

abs

ABS

A sigla ABS se refere ao termo em inglês Anti-lock Braking System, ou Sistema de Freio Antitravamento em português.

Esse tipo de freio se popularizou no Brasil durante os anos 90, sendo considerado um grande avanço tecnológico por impedir o bloqueio das rodas em situações de emergência.

Os freios ABS funcionam da seguinte forma: no momento de frenagem, os sensores de velocidade da roda medem a velocidade de rotação das rodas e passam esses dados para o sistema ABS.

Sendo assim, o freio ABS garante uma frenagem segura e com mais estabilidade, diferentemente de carros que não possuem esse sistema.

Nesses casos, as rodas tendem a travar e o impacto pode ser grave. Logo, o ABS é o sistema mais seguro de frenagem do mercado.

Freio de mão

freio_de_mao

Mecânico

Entre os tipos de freios existentes, o freio de mão é o mais popular.

Também conhecido como freio mecânico, esse sistema é acionado manualmente pelo motorista e é utilizado para estacionar o carro, impedindo que ele se movimente.

Os freios de mão são formados por cabos de aço que pressionam os freios contra as rodas no momento em que a alavanca é puxada, fazendo com que as rodas fiquem travadas.

Atualmente, podem ser encontrados freios de mão “eletrônicos” nos veículos mais atuais, sendo necessário apenas pressionar um botão para que o carro fique estável.

Cuidados que você deve tomar para preservar o sistema de freios

O objetivo do sistema de freios é garantir a segurança dos passageiros e a integridade do veículo. Logo, você precisa estar atento às condições desses componentes e tomar alguns cuidados específicos.

Confira agora algumas recomendações para deixar os freios sempre em bom estado:

Troque o fluido de freio

O ideal é que você faça a troca do fluido a cada 2 anos, para que a substância não absorva umidade e aqueça durante o funcionamento.

Troque as pastilhas de freio

Caso as pastilhas do freio estiverem desgastadas, há riscos do freio não funcionar corretamente. Por isso, faça revisões veiculares frequentes e evite dores de cabeça.

Fique atento aos ruídos

Por fim, se você estiver ouvindo ruídos estranhos quando aciona o pedal, pode ser um sinal de falha no seu sistema de freios.

Vá o quanto antes em uma mecânica e peça a revisão de freios.

Conclusão

Os tipos de freios possuem diferenças e semelhanças quanto às suas funcionalidades e cuidados.

No entanto, eles são essenciais para que você e sua família tenham mais segurança e conforto no dia a dia.

Se você busca profissionais qualificados e equipamentos tecnológicos para melhorar o desempenho do seu veículo, conte com a equipe da Isauto e dirija com tranquilidade.

Entre em contato conosco pela aba de orçamento do nosso site, estamos lhe esperando!

Mais notícias

Aprenda a Identificar a Correta Viscosidade do Óleo de Motor do seu Carro

Continuar lendo +

Amortecedor do Carro: Quando é a Hora de Trocar?

Os amortecedores desempenham um papel muito relevante no funcionamento do seu veículo, mantendo o pneu em contato com o solo, controlando a abertura e fechamento de molas, al...

Continuar lendo +

Personalização de Carros: Até onde posso ir?

A personalização de carros é bastante comum no Brasil, afinal, para muitas pessoas, os veículos são verdadeiras paixões, sendo tratados como um ente querido.

Continuar lendo +

Fabricantes de Pneus: a história das grandes marcas na Fórmula 1

Os fabricantes de pneus que conhecemos hoje como referência no mercado foram e continuam sendo peças chave para grandes feitos da Fórmula 1.

Continuar lendo +

Vistoria para transferência: Como funciona?

Na hora de adquirir um carro, seja ele usado ou seminovo, diversas burocracias acabam caindo no colo do comprador. A vistoria para transferência é uma delas.

Continuar lendo +

Receba novidades e promoções da Isauto em seu e-mail

Enviando inscrição...

Obrigado pela sua inscrição!

Houve um erro no envio. Tente novamente mais tarde.

Nome
E-mail

Você precisa aceitar a Política de Privacidade

Carro Offroad

Isauto Center

Rua Ernesto Alves, 1128
Caxias do Sul - RS

(54) 3021.7949
(54) 99909.8569

Isauto Pneus

Rua Ernesto Alves, 1295
Caxias do Sul - RS

(54) 3223.7599