Aprenda a Identificar a Correta Viscosidade do Óleo de Motor do seu Carro

Publicado: 25 de maio de 2022

Viscosidade do óleo de motor

Em um determinado momento, todo motorista irá se deparar com a necessidade de trocar o óleo do carro. Para aqueles que querem garantir a compra da melhor opção para o seu veículo, pode surgir o dilema sobre qual lubrificante comprar e como interpretar as informações da embalagem.

Pensando neste cenário, nós criamos este artigo para te ajudar a identificar um dos fatores mais importantes: a viscosidade do óleo de motor, já que ela será responsável pela movimentação saudável das peças. Agora que você já se inteirou sobre a importância deste fator, confira nosso conteúdo e boa leitura!

O que é a Viscosidade do Óleo de Motor?

De forma simples, a viscosidade pode ser entendida como a fluidez do óleo. Os lubrificantes mais viscosos são os mais grossos, irão demandar mais força para serem bombeados e irão fluir de forma mais lenta. Já as opções com baixa viscosidade tendem a ter uma fluidez mais rápida e alcançam todas as peças com facilidade.

Diante destas informações é importante compreender que ao escolher o óleo para o seu carro, você deve se atentar às necessidades do veículo. Comprar um óleo mais viscoso do que o necessário, pode impedir uma movimentação adequada das peças, por outro lado, um óleo com baixa viscosidade pode deixar as partes do motor desprotegidas.

Além disso, é importante saber que a maioria dos óleos comercializados atualmente são multiviscosos, ou seja: conforme a temperatura, a viscosidade do óleo de motor irá mudar, a fim de atender a necessidade do veículo. Assim o seu carro pode ter o melhor desempenho, seja com o motor frio no momento da partida ou em altas temperaturas enquanto você dirige.

Como Interpretar os Níveis de Viscosidade do Óleo de Motor?

Há grandes chances de você se deparar com óleos que apresentam a seguinte informação na embalagem: 5W-30, 10W-30 ou 15W-40. Mas o que esses números representam?

A letra W é uma referência a palavra inglesa: winter, que significa inverno, ou seja, o número que acompanha esta letra é a indicação de fluidez que o lubrificante vai desempenhar quando o veículo estiver frio ou trabalhando em baixas temperaturas. Quanto menor for o número, mais fluido o líquido será, uma característica que é importante para os estágios iniciais de movimentação do carro, em que seu motor precisa de uma lubrificação rápida e que alcance todas as peças.

Já o número seguinte, do lado direito da letra W, faz referência a fluidez do lubrificante durante as temperaturas mais altas. Desta forma, o óleo se torna mais espesso para proteger as peças do motor que já estará aquecido pelo trabalho da movimentação. Em termos práticos, um óleo 5W-30 será mais fluido em temperatura ambiente que um 15W-40, porém quando o motor estiver aquecido, a segunda opção terá mais viscosidade para proteger os componentes do motor.

Como escolher a Viscosidade do Óleo de Motor ideal?

troca-de-oleo

Neste momento o melhor é sempre seguir o que indica o manual do veículo. Durante o processo de desenvolvimento do carro, são realizados diversos testes, a fim de identificar qual a viscosidade ideal em temperaturas baixas e altas. Assim você poderá obter o melhor desempenho e vida útil do seu motor, evitando prejuízos com peças fundidas por falta de lubrificação adequada.

Leia também: Saiba mais sobre os riscos de rodar com óleo vencido

Além disso, ao longo dos anos, a tecnologia de desenvolvimento de lubrificantes da indústria petroquímica vem evoluindo e implementando melhorias. As opções de óleos possuem mais qualidade, focando em dar mais vida útil e rendimentos, evitando borras e problemas com o carro. Tudo o que o proprietário precisa fazer é ficar atento à quilometragem ideal para trocar o óleo e seguir as instruções de fábrica.

O ideal é fazer a troca do óleo de motor do seu carro com um profissional, além de realizar o procedimento correto da troca, você garante o descarte adequado do óleo usado. Conte com o time de profissionais da Isauto Center para manter seu carro em dia.

Há mais de 45 anos somos referência em Caxias do Sul, prestando serviços de revisões, balanceamento veicular e geometria 3D. Entre em contato com a nossa equipe e marque um horário.

As melhores opções em Pneus em Caxias do Sul e de Rodas em Caxias do Sul você encontra na Isauto Center.

Mais notícias

Disco de freio: quando e onde trocar?

Continuar lendo +

Você sabe escolher o pneu ideal para o SUV?

Continuar lendo +

Voltou de viagem? Seu carro merece uma revisão

Garanta uma revisão para o seu carro recém-chegado de viagem. Cuide do seu veículo como ele merece!

Continuar lendo +

Calibragem de pneus do carro: será que você está fazendo isso certo?

Tenha acesso a dicas valiosas para você acertar a calibração de pneus do carro e otimizar o desempenho do seu veículo!

Continuar lendo +

Viagem de carro: saiba o que revisar antes de sair para viajar nas férias

Saiba o que revisar antes de embarcar em uma viagem de carro nas férias. Prepare-se para uma viagem tranquila com a Isauto Center.

Continuar lendo +

Receba novidades e promoções da Isauto em seu e-mail

Enviando inscrição...

Obrigado pela sua inscrição!

Houve um erro no envio. Tente novamente mais tarde.

Nome
E-mail

Você precisa aceitar a Política de Privacidade

Carro Offroad

Rodas e Pneus em Caxias do Sul - Isauto Center

Rua Ernesto Alves, 1188
Caxias do Sul - RS

(54) 3021.7949
(54) 99909.8569

Isauto Pneus - Rodas e Pneus em Caxias do Sul

Rua Ernesto Alves, 1295
Caxias do Sul - RS

(54) 3223.7599