Calibrar os pneus parece algo simples. Porém, muitos ainda cometem erros ao executar a leitura de pressão.
Isso porque os motoristas têm dúvidas sobre como devem calibrar os pneus, além de não seguir as recomendações do fabricante ou não contar com calibradores adequados.
Outros fatores, como a variação de temperatura e o peso transportado, também influenciam a pressão ideal dos pneus, para o desconhecimento de muitos.
Por isso, queremos compartilhar informações sobre o assunto. Afinal, não podemos esquecer que a segurança e o bom desempenho do veículo estão diretamente relacionados à pressão e calibragem dos pneus.
Qual é a calibragem correta dos pneus?
A pressão dos pneus, medida em PSI, sempre dependerá do seu modelo. Por isso, o motorista deve seguir as recomendações do fabricante.
Tais informações podem ser encontradas em um adesivo localizado na porta do motorista, porta-malas, porta-luvas ou ainda no manual de uso do produto.
Caso não encontre, busque especialistas experientes para ajudá-lo. Por padrão, as seguintes medidas são recomendadas por profissionais:
• Carro de passeio (vazio): 32 PSI nos pneus dianteiros e traseiros;
• Carro de passeio (carregado): 32 PSI nos pneus dianteiros e 35 PSI nos traseiros;
• SUV (vazio): 30 PSI nos pneus dianteiros e traseiros;
• SUV (carregado): 30 PSI nos pneus dianteiros e 33 nos traseiros;
• Caminhonete (vazio): 35 PSI nos pneus dianteiros e traseiros;
• Caminhonete (carregado): 35 PSI nos pneus dianteiros e 40 PSI nos traseiros;
• Veículo utilitário grande (vazio): 55 PSI nos pneus dianteiros e traseiros;
• Veículo utilitário grande (carregado): 55 PSI nos pneus dianteiros e 60 nos traseiros.
É possível notar que a presença de cargas exige uma pressão mais elevada no conjunto de pneus traseiros, de até 3 PSI em veículos comuns e 5 PSI em veículos de grande porte.
Além disso, o estepe também deve ser calibrado com as mesmas medidas, adicionando-se 5 PSI ao recomendado.
O que pode acontecer se os pneus não estiverem com a calibragem adequada?
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), mais de 4.400 infrações pela condução de veículos em um estado de conservação inadequado foram registradas entre janeiro e abril de 2023.
O dado prova a importância de manter a revisão veicular em dia, com os pneus devidamente calibrados. Conheça, abaixo, os problemas e acidentes causados pela falta de atenção ao ajuste de pressão.
Calibragem insuficiente: mais gastos, menos desempenho
Quando os pneus não estão inflados o suficiente, o veículo sofre uma redução no seu desempenho, desencadeando:
• Maior consumo de combustível;
• Desgaste precoce e irregular dos pneus;
• Menor estabilidade e resposta na direção;
• Dificuldade em frenagens de emergência;
• Risco de capotamento.
Quanto às rodas automotivas, há ainda o risco de detalonamento, quando o pneu se separa do componente em movimento.
Ou seja, a segurança também fica comprometida quando os pneus estão com uma calibragem inferior do recomendado pelo fabricante.
Calibragem excessiva: risco elevado de acidentes graves
O excesso de pressão é igualmente perigoso nas estradas:
• Aumento da temperatura dos pneus, podendo causar estouro;
• Maior risco de danos ao veículo ao passar por buracos;
• Redução da aderência ao solo, especialmente em pistas molhadas;
• Desgaste acelerado e desigual da banda de rodagem;
• Maior vulnerabilidade a furos;
• Desconforto ao dirigir devido a uma suspensão mais rígida;
• Menor estabilidade e resposta na direção;
• Instabilidade ao executar curvas;
Assim como o balanceamento de pneus, calibrar a pressão é algo simples e que pode evitar acidentes nas estradas. Não deixe a revisão veicular para depois.
Quanto devo calibrar o pneu?
A recomendação de especialistas é realizar a calibragem dos pneus a cada 15 dias quando o veículo circula regularmente.
Além disso, é preciso fazer essa verificação antes de viagens ou quando houver mudanças no veículo.
Quando o carro está muito tempo parado, mais uma vez, recomenda-se a calibragem antes da sua volta às estradas.
É claro, o motorista precisa ficar atento aos sinais de que os pneus precisam de calibragem, tais como:
• Direção instável;
• Aumento no consumo de combustível;
• Desgaste irregular dos pneus;
• Dificuldade em manter o veículo em linha reta;
• Vibrações no volante.
Para que os sistemas de suspensão, transmissão, tração, direção e frenagem funcionem de maneira eficiente, a calibragem dos pneus é indispensável.
Pneus frios ou quentes: o que é melhor durante a calibragem?
É ideal verificar a pressão dos pneus quando estão frios, o que significa que o carro não foi utilizado nas últimas horas ou rodou poucos quilômetros (até 3 km) em baixa velocidade.
Caso precise calibrar com os pneus quentes, adicione 4 PSI à pressão recomendada pelo fabricante.
O motorista precisa lembrar que a pressão aumenta naturalmente com a temperatura. Por isso, os pneus frios são a melhor opção durante a calibragem.
Ar comprimido ou nitrogênio?
Ao calibrar pneus de carro, o ar comprimido é a alternativa mais comum e geralmente gratuita em postos de combustíveis.
Já o nitrogênio, uma segunda opção, tem a vantagem de manter a pressão estável por mais tempo, reduzindo a frequência de calibragem.
No entanto, o uso do nitrogênio não é gratuito. O preço praticado pelo mercado pode ultrapassar R$ 10,00 por pneu.
Calibragem sem erro é na Isauto Center
Manter a calibragem correta dos pneus é um ato de segurança, acima de tudo, com as vantagens de promover a economia de combustível e aumentar a vida útil dos pneus.
Na Isauto Center, você encontra profissionais qualificados para realizar a calibragem com precisão e as melhores marcas de pneus, como Pirelli, Michelin, Dunlop, Bridgestone, Maxxis e Kumho Tire.
Cuidamos da montagem de pneus, seja para ajustes de rotina ou antes de longas viagens, garantindo que seu carro esteja sempre nas melhores condições.
Calibragem sem erro é na Isauto Center, onde o cuidado com o seu carro é nossa prioridade.
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